Acompanhe as
novidades

04/01/2018

Cuidados ao viajar de carro

As férias de janeiro chegaram, e é hora de curtir e descansar ao lado da família e dos amigos. Viagens sempre são uma boa ideia, não importa o destino. Se você planeja uma viagem de carro nesse período, atente-se a algumas dicas simples, mas indispensáveis para quem vai pegar a estrada:

Revisão mecânica

Antes de fazer uma viagem de carro, é essencial fazer a revisão do seu veículo. Checar o nível de óleo, o freio, realizar a calibragem adequada dos pneus, verificar os pára-brisas e fazer a limpeza do ar-condicionado são etapas importantes para garantir a segurança do veículo e o bem estar de todos que estão nele.

Planejamento da rota

Estudar bem o destino, calcular a distância, o tempo de viagem e as condições da estrada. Pequenas e simples precauções que evitam alguns imprevistos, e trazem mais conforto e tranquilidade ao passeio.

Preparação física e psicológica

Se for você quem vai dirigir, é importante que seu corpo esteja preparado para pegar a estrada. As principais dicas são dormir bem na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas, e não tomar medicamentos que possam dar sono e prejudicar a direção. Além disso, faça um exercício de paciência, e esteja preparado para possíveis transtornos como acidentes e outros fatores que causem engarrafamentos.

Condições climáticas

Pesquisar a previsão do tempo com antecedência ajuda no planejamento da viagem, e se possível, evite pegar a estrada em caso de chuva e neblina.

Segurança dos passageiros

A primeira preocupação antes de qualquer viagem de carro deve ser a segurança de todos os ocupantes do veículo. Lembre-se sempre do uso obrigatório do cinto de segurança em todos os passageiros, seja no banco da frente ou de trás.

Cuidado no transporte de crianças

Fique atento às normas determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) sobre o transporte de crianças em veículos. Cada idade exige o uso adequado de um equipamento de proteção específico, e crianças menores de 10 anos de idade devem obrigatoriamente ficar no banco de trás.

Transporte de animais de estimação

Vai levar seu pet na viagem de carro? Os animais de estimação também exigem cuidados específicos em seu transporte. É obrigatório o uso de caixa transportadora, presa ao cinto de segurança, sempre no banco traseiro do veículo. Procure saber qual a mais indicada para o seu pet.

Kit de emergência

Mesmo tomando as devidas precauções, imprevistos são possíveis de acontecer com seu veículo. Nesse caso, além dos equipamentos obrigatórios (macaco, extintor de incêndio, triângulo de sinalização, chave de roda e de fenda), tenha sempre guardado um kit com ferramentas que podem ser úteis em uma emergência, como lanterna de LED, e galão de água ou gasolina vazio.

Cuidados na estrada

Em condições adversas do clima, é importante tomar alguns cuidados, como diminuir a velocidade e ligar o farol baixo. Em caso de chuva, há o risco de ocorrência da aquaplanagem, onde o veículo perde o contato com o solo, e pode derrapar na pista. Também é essencial prestar atenção aos veículos que dividem a estrada com você, e realizar ultrapassagens de forma cuidadosa. Apenas em situações de emergência, seja com o carro ou algum de seus ocupantes, é permitido fazer paradas no acostamento.

 

Com as dicas acima, sua viagem será mais segura e tranquila. Mas para aproveitar suas férias com o máximo de conforto e proteção, conte também com um Seguro Auto disponibilizado pela Wegman Corretora de Seguros, junto às melhores seguradoras do mercado.

Procure um de nossos especialistas, e descubra o plano que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu bolso.

 

Informações:

Email: contato@wegmanseguros.com.br

Fone: (31) 3508-6000

Ou acesse: www.wegmanseguros.com.br